domingo, junho 22, 2008

Prato Favorito

Comer bem é o melhor remédio.

A gente cresce ouvindo as pessoas dizerem como é importante comer espinafre, que “tem ferro” ou então como a banana é capaz de evitar câimbras ou ainda o tanto de vitamina C que tem num copo de suco de laranja. A gente ouve até que “formiga faz bem pros olhos” no momento imediatamente anterior ao escândalo premeditado por conta de uma formiguinha passeando na mesa de jantar.

Ainda pequeno tive que ser operado. O médico ia retirar de uma só vez as minhas amígdalas, adenóides e dar uma geral no meu ouvido. Uma operação chatíssima para um menino de uns 7 anos de idade, mas sinceramente muito pior para a minha mãe que tinha que se organizar para ter uma criança convalescendo em casa, sem a menor vontade de ficar na cama.

Lembro muito pouco da operação. Sei que foi no Hospital das Ursulinas, no Rio Comprido, porque reconheci o lugar muitos anos depois quando eu e minha mulher estávamos escolhendo a maternidade onde minha filha Sophia nasceria.

Mas lembro bem da recuperação e dos conselhos médicos: – Nada de sólidos para o menino. Ele deve comer apenas papas, por exemplo: carne moída, purê de batata, arroz e no máximo um ovo frito e uma banana amassada. De sobremesa o ideal é que ele tome bastante sorvete.
Opa! Isso é que é convalescência.

Passei, segundo consta na minha memória infanto seletiva, umas duas semanas com essa dieta e ainda por cima ganhei alguns dos brinquedos mais legais da vida. Um trenzinho elétrico e uma espécie de teleférico que ficava pendurado de um lado ao outro do quarto. Acho que meu pai se esforçou pra que eu não sentisse o tempo que ia ficar em casa sem sair.

Mas a grande herança desse tempo foi o meu prato favorito. Carne moída, arroz, purê de batata e um ovo frito, hmmm. Até hoje, quando tenho um dia ruim ou estou de mau humor a melhor maneira de me acalmar é mandar preparar meu prato preferido à noite.O prato cura mau-humor, dor de barriga, dor de cabeça, angústias em geral

Nenhum comentário: